Endereço: | Pier 15 (Embarcadero at Green Street) San Francisco, CA 94111 |
O Exploratorium é um museu de ciência, tecnologia e artes em São Francisco. Caracterizado como “a loja de conveniência de um cientista louco, uma casa de diversões científica e um laboratório experimental, tudo em um”, a natureza participativa de suas exposições e sua autoclassificação como um centro de aprendizagem informal levaram a que fosse citado como o protótipo para museus participativos em todo o mundo.
O Exploratorium foi fundado pelo físico e educador Frank Oppenheimer e foi inaugurado em 1969 no Palace of Fine Arts, sua casa até 2 de janeiro de 2013.
Em 17 de abril de 2013, o Exploratorium foi reaberto nos Piers 15 e 17 do Embarcadero de São Francisco. O interior e exterior históricos do Pier 15 foram amplamente renovados antes da mudança e são divididos em várias galerias, principalmente separadas por conteúdo, incluindo a física de ver e ouvir (Luz e Som), Comportamento Humano, Sistemas Vivos, Ajustes (incluindo eletricidade e magnetismo), a Galeria ao ar livre e a Galeria do Observatório da Baía, que enfoca o meio ambiente, o clima e a paisagem locais.
Desde a fundação do museu, mais de 1.000 exibições participativas foram criadas, aproximadamente 600 das quais estão no chão a qualquer momento. O espaço da oficina de construção de exposições fica dentro do museu e é aberto à vista.
Além do espaço de exibição público, o Exploratorium tem se empenhado no desenvolvimento profissional de professores, na reforma do ensino de ciências e na promoção de museus como centros de educação informal desde sua fundação.
Desde a morte de Oppenheimer em 1985, o Exploratorium se expandiu para outros domínios, incluindo seu site de 50.000 páginas e dois aplicativos para iPad sobre som e cor. Também inspirou uma rede internacional de museus participativos que trabalham para envolver o público na educação científica em geral.
O novo prédio do Exploratorium também está trabalhando para mostrar os esforços de sustentabilidade ambiental como parte de sua meta de se tornar o maior museu net-zero do país. O Exploratorium oferece aos visitantes uma variedade de maneiras – incluindo exibições, webcasts, sites e eventos – para que os visitantes explorem e entendam o mundo ao seu redor.
Em 2011, o Exploratorium recebeu o National Science Board 2011 Public Service Science Award por suas contribuições para a compreensão pública da ciência e da engenharia.
Mais informações: exploratorium.edu