Endereço: | 3601 Lyon St, San Francisco, CA 94123 |
Website: | palaceoffinearts.com |
O Palace of Fine Arts no Marina District em San Francisco, Califórnia, é uma estrutura monumental construída originalmente para a Panama-Pacific Exposition de 1915 para a exibição de obras de arte.
Completamente reconstruída de 1964 a 1974, trata-se de uma das poucas estruturas que restaram da Exposição. O edifício mais proeminente do complexo, uma rotunda aberta de 162 pés (49 m) de altura, é cercado por uma lagoa de um lado e é vizinho a um grande centro de exposições curvo do outro lado, que é separado do lagoa por colunatas.
Em 2019, o centro de exposições (um dos maiores edifícios de um andar de San Francisco) estava sendo usado como um local para eventos como casamentos ou feiras comerciais. Concebido para evocar uma ruína decadente da Roma antiga, o Palácio de Belas Artes se tornou um dos marcos mais conhecidos de San Francisco.
O Palácio de Belas Artes foi projetado por Bernard Maybeck, que foi encarregado de criar um prédio que serviria como uma zona tranquila onde os participantes da exposição pudessem passar entre visitar o lotado recinto de feiras e ver as pinturas e esculturas expostas no prédio atrás da rotunda.
Maybeck projetou o que era essencialmente uma ruína fictícia de outra época, inspirando-se na arquitetura romana e da Grécia Antiga (especificamente na gravura de Piranesi dos restos do chamado Templo de Minerva Medica em Roma) e também na pintura simbolista de Böcklin Ilha dos Mortos.
Embora a maior parte da exposição tenha sido demolida quando a exposição terminou, o palácio era tão querido que uma Liga de Preservação do Palácio, fundada por Phoebe Apperson Hearst, foi fundada enquanto a feira ainda estava em andamento.
O palácio fica em um pequeno parque que oferece gramados para fazer um piquenique e uma lagoa tranquila repleta de peixes, pássaros e tartarugas.
Para mais informações: palaceoffinearts.com